Marcio Appel

O Autor Marcio Appel

O que diferencia um atleta campeão de um atleta comum? Por que alguns profissionais se destacam tanto, enquanto outros acumulam frustrações? Por que muitos atletas e executivos talentosos, não conseguem atingir o sucesso? Por que muitas pessoas falham nos momentos de pressão enquanto outras lidam tão bem com isso? No intuito de  descobrir essas respostas e se aperfeiçoar, Marcio treinou por anos com um dos melhores coaches mentais e esportivos, se tornou um aficionado por biografias de grandes personalidades e buscou encontrar o que havia em comum entre os grandes nomes no esporte e nos negócios. Ele somou a essas descobertas o que havia aprendido na sua bem-sucedida carreira à frente da Bom Sabor e na prática do seu hobby favorito, o hipismo.
Em 2012, Marcio Appel, era pai de um menino de dois anos, sua mulher estava no oitavo mês de gravidez do segundo filho do casal e sua empresa vivia uma fase de grande crescimento e profundas mudanças após a entrada de um fundo de private equity. Naquele ano, ao assistir pela tevê uma prova de hipismo das Olimpíadas de Londres, Marcio teve um “estalo” e decidiu que iria aplicar em si próprio todos os ensinamentos, princípios e atitudes que aprendera, para dali a quatro anos, nos Jogos Rio2016, realizar o grande sonho de se tornar um atleta olímpico – uma meta ambiciosa para um praticante amador que não registrara até então qualquer resultado relevante em competições.

O caminho para a realização de desse sonho consistia em mudar para uma outra modalidade, o CCE (Concurso Completo de Equitação), considerada a mais complexa e perigosa categoria do hipismo, que ele jamais praticara, mal conhecia as regras e sequer havia assistido ao vivo.

Definidas as metas e o caminho a ser percorrido, com muita dedicação, disciplina e força mental, foi evoluindo na nova categoria, até figurar entre os 100 do ranking Mundial na temporada de 2015 e realizar o grande sonho nos Jogos Olímpicos Rio2016. Ele realizou tudo isso sem abrir mão de sua rotina de empresário e sem deixar lado suas demandas familiares. Marcio ainda comemorou o fato de sua empresa ter batido recorde histórico de faturamento no mês das olimpíadas e por terem sido a principal fornecedora de seus produtos alimentícios para os Jogos.

Poucas atletas atingem o sonho de participar de uma olimpíada. Poucos empresários e executivos fazem suas empresas atingirem a posição de liderança em seus setores. Mas é absolutamente raro uma pessoa que acumula essas duas experiências ao mesmo tempo. Marcio mostra nesse livro o passo a passo dos principais ensinamentos que aprendeu no mundo coorporativo e esportivo e mostra detalhadamente como cada pessoa pode aplicar isso em busca dos seus sonhos e do crescimento pessoal e profissional.

O Atleta

• Top 100 do Ranking Mundial de CCE (2015).
• 7º colocado nos Jogos Olímpicos Rio 2016 por equipes.
• Campeão Brasileiro de CCE (2019).
• Vice-campeão Brasileiro de CCE (2015 e 2017).
• Bi-campeão do Ranking Brasileiro de CCE (2017 e 2018).
• Integrante da Equipe Brasileira no Campeonato Mundial de Hipismo (2018).
• Medalha de prata no evento teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
• Campeão do Poplar Place Horse Trials (USA) (2016).
• Campeão Paulista de CCE (2016).
• Integrante da Equipe Brasileira nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

O Executivo

• Sócio-diretor da Bom Sabor, empresa líder no segmento de sachês alimentícios no país
• Indicado como empreendedor do ano pela consultoria EY em 2014
• Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP
• MBA em Gestão Executiva pelo Insper-SP